sábado, 16 de setembro de 2017

Açudagem

Um açude é uma construção feita em um curso de água com o intuito de desviar ou deter o recurso hídrico a fim de abastecimento, irrigação ou produção de energia.
O processo de açudagem no nordeste não é uma prática nova. Contata-se que essa prática é tão antiga quanto a colonização portuguesa nessa parte do país. Apesar de ser uma forma de convivência com a seca, é dotada de problemas. Primeiro por se tratar de políticas públicas, envolvendo influência política, esquemas de corrupção, entre outros. Outro aspecto que torna difícil é a falta de chuvas na região e a evaporação acelerada. Por último, mas não menos importante, há o fato de  evaporação não levar só água, mas também sais das rochas. Quando chove, esse sal volta ao açude e deixa a água salgada e imprópria pra consumo.
No Nordeste brasileiro existem pequenos, médios e grandes açudes. Os grandes açudes são aqueles em que se desenvolvem as principais atividades de irrigação, piscicultura e abastecimento das populações na região. Eles são construídos através do poder público e evidenciam órgãos como o DNOCS na sua construção e no manejo de suas águas, nos chamados perímetros irrigados. Os pequenos e médios açudes, com volumes até 200.000 m³, representam 80% dos corpos de água nos estados do Nordeste. Nesses menores açudes é onde ocorre maior incidência de salinização por conta da evaporação elevada.
A seca, particularmente, por ser um fenômeno natural, previsível, possibilita que políticas públicas de combate, adaptação e convivência com o semiárido sejam planejadas. 

        05 maiores açudes do nordeste


Açude
Capacidade (m3)
Cidade
Cidade
01. Castanhão
6,700 bilhões
Jaguaribara
Ceará
02  Boa Esperança
5,000 bilhões
Gadalupi
Piaui
03. Armando Ribeiro
2,400 bilhões
Açu
R.G.do Norte
04. Orós
1,940 bilhões
Oros
Ceará
05. Banabuiú
1,600 bilhões
Banabuiú
Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Capa (apresentação da equipe)